Natação - Benefícios e Malefícios

Oi pessoal, e foi hoje que toda a nossa rotina começou, as aulas, curso de inglês,academia, aulas de dança, natação... E como eu faço natação á mais de dois anos, decidi contar para vocês a minha experiência e os benefícios e malefícios da natação. Bem, de um tempo para cá, eu estava querendo sair porque eu já estava enjoada, mas eu sinceramente não consigo, porque no começo é bem chato mesmo, você ainda está aprendendo, demora um pouco sim para conseguir aprender, mas depois que acostuma é muito bom, eu mesma demorei um bom tempo para aprender, pois eu tinha uma coordenação motora péssima, mas com o tempo a gente vai levando jeito. Eu tenho minhas aulas duas vezes por semana e com a duração de 40 minutos, toda aula eu nado 1200 metros, é bastante para um tempo curto, mas eu já me acostumei, com o tempo ganhamos um preparo físico maior e vai ficando cada vez mais fácil, contando também que, na natação você mexe todo o seu corpo e músculos, queimando bastante calorias.



Além de auxiliar no condicionamento cardíaco, você melhora a flexibilidade, o humor e principalmente que a natação estimula a perda de peso. O ato de nadar - batendo pernas e executando braçadas contra a resistência da água - ajuda a construir a massa muscular magra e melhora a sua composição corporal global. 

Gente, quando eu entrei eu era super magrinha, e com o tempo eu fui vendo a mudança no meu corpo, por exemplo, as pernas ficam mais fortes, você vai ganhando um preparo físico excelente, o seu corpo vai ficando modelado. Agora para falar a verdade com vocês, o ombro aumenta, mas muito pouco, para os homens é ótimo, mas para as mulheres nem tanto, a única coisa legal é que temos a impressão que sua cintura é um pouco mais fina.

Gente, eu confesso que o nado que eu tive mais dificuldade foi o crawl, vocês dever estar pensando ''Nossa, mas esse é o mais fácil que tem'', mas gente, é fácil você nadar de qualquer jeito, mas em uma aula, você tem que ter uma coordenação motora, o braço tem que entrar na água com exatidão, tem o tempo exato para você respirar, tem os tipo de crawl e eu me embolava, não conseguia de jeito nenhum, eu fiquei muito nervosa na época e queria sair, mas minha mãe e meu professor conversaram comigo, que eu estou na aula justamente para aprender, pois se eu soubesse não estaria lá, e eles estão corretos, não adianta você querer entrar em uma aula de natação querendo saber nadar certinho, isso leva um tempo. Logo depois que eu aprendi, eu fui treinando e aperfeiçoando a cada aula que eu tinha, e fui ficando cada vez melhor e mais rápida, então uma dica para quem for entrar, é que vocês tenham muita paciência, pois sempre haverá dificuldades, pensem que vocês estão lá para aprender. 

Existem 4 nados na natação:

Crawl 

Este nado é o mais rápido. O nadador se movimenta com o abdome voltado para a água: a ação das pernas se faz em golpes curtos e alternados, no plano vertical à superfície. O movimento dos braços também é alternado, de tal forma que um comece a puxar a água imediatamente antes que o outro termine de fazê-lo. Quando um dos braços está fora da água, o nadador pode virar a cabeça para respirar desse lado. Quanto maior o número de braçadas, maior o rendimento.

Costas 

Este nado , o nadador permanece todo o percurso com o abdome voltado para fora da água. A batida de pernas é semelhante à do Crawl. Os braços alongam-se por sobre a cabeça alternadamente entram na água passando junto à orelha, com a palma da mão virada para fora, de tal forma que o dedo mínimo seja o primeiro a penetrar na água. Em seus movimento até o quadril, o braço empurra a água e impulsiona o corpo na direção contrária.

Peito

Este é o mais lento dos estilos, é executado com o corpo e os braços estendidos, as palmas das mãos voltadas para fora e o rosto dentro da água. As pernas são trazidas para junto do corpo, com os joelhos dobrados e abertos , enquanto os braços se abrem e recolhem à altura do peito. em seguida, as pernas são impelidas para traz, para impulsionarem o nadador, num movimento parecido com o da rã,ao mesmo tempo em que os braços são estendidos para frente. A inspiração de ar é feita no final da puxada do braço, quando o nadador ergue a cabeça para fora da água.

Borboleta

Este estilo surgiu como uma variação do nado de peito, em que os braços eram lançados à frente por cima da água. O estilo foi criado em 1935 pelo americano Henry Myers. A partir de 1952, por determinação da Federação Internacional de Natação Amadora(FINA), passou a ser prova específica,com a adoção de um movimento simultâneo e sincronizado dos pés, no plano vertical, o que aumentou a velocidade e deu origem ao estilo que atualmente é chamado de golfinho. 

Gente, juro, eu sempre achei lindo o nado de costas, eu pensava que era super difícil e achava incrível as pessoas conseguirem girar os braços, mas quando fui aprender, eu aprendi super rápido, achei o mais fácil, tirando o fato que eu quase engolia toda a água daquela piscina HAHAHAH , mas depois fui pegando o jeito e quase não acontece isso. Um dos nados que eu mais aprecio é o peito, eu acho sensacional, e também tive dificuldades para aprender, pois este nado é pura coordenação motora, meu professor me colocava fora da piscina em cima de um colchão e tentava fazer o movimento da perna, mas quando eu entrava na piscina, não conseguia movimentar os braços e pernas ao mesmo tempo, mas hoje eu consigo nadar tranquilamente, foi só uma questão de tempo. Mas o que eu tinha mais dificuldades mesmo, era a bendita virada, acho que todas sabem o que é, mas para quem não sabe é aquela cambalhota. Eu não conseguia de jeito nenhum dar uma cambalhota dentro da água, e foi muito difícil para mim aprender! 

Bom, eu falei demais, e para falar a verdade a natação não tem malefícios, são só coisa boas que você vai ganhando com o tempo. Eu espero que tenha ajudado vocês, e quem pretende entrar ou está na dúvida se entra ou não, eu acho que vocês devem entrar sim, e depois aproveitar os resultados desse esporte que tanto amo.

Um beijo galera ! 




Um comentário