Divergente por Veronica Roth

Saibam que depois de Jogos Vorazes fiquei loucamente apaixonada por distopias juvenis, Divergente não é nem a primeira e nem a última distopia que vou ler, mas mesmo assim , continuo com um carinho especial por cada livro distópico que leio, acho incrível a criatividade dos autores em imaginar um mundo futuro...

Falando do livro Divergente, como já disse é uma distopia, foi lançado no Brasil em 2012, o filme será lançado dia 12 de Abril desse ano, confira a sinopse:

Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto.
A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é.
E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive.
Nota pessoal: 
Número de Páginas: 504
Editora: Rocco

Para começar essa resenha vocês tem que entender algumas coisas básicas. Como a sinopse falou em uma Chicago futurística, a sociedade é dividida em 5 facções, de acordo com a personalidade de cada pessoa, são elas: Abnegação que são as pessoas mais generosas, simples e altruístas, Erudição que são os curiosos e inteligentes, Amizade que são os mais amistosos e confiáveis, Franqueza que são os honestos e Audácia que são os corajosos e protetores. Como os membros da Abnegação são os mais altruístas e tudo que fazem é para o próximo a maioria dos líderes políticos é dessa facção e Marcus Eaton é o líder mais importante.

Beatrice Prior é uma garota da Abnegação que tem 16 anos, filha de Andrew e Natalie Prior e irmã de Caleb Prior, seu pai é um dos lideres de sua facção e ela e seu irmão mais velho estão na idade de fazer o teste de aptidão para saber á qual facção eles pertencem. Sua facção está em conflito com a facção da Erudição. Jeanine Matthews líder da Erudição, quer uma nova escolha de políticos para o governo. 

Beatrice e Caleb chegando na escola esperam ser chamados para o teste de aptidão juntos com seus amigos da Abnegação, Susan e Robert.  Caleb faz o teste primeiro e quando volta está pálido, logo em seguida Beatrice é chamada. Durante o teste ela tem que beber um líquido e acaba em várias situações em que tem que tomar decisões diferentes... o que não esperava é que seu teste fosse ter um resultado inconclusivo, ela tem habilidades para três facções diferentes, Erudição, Audácia e AbnegaçãoTori (a mulher que aplicou o teste), diz que pessoas que tem os testes inconclusivos são chamadas de Divergentes e é extremamente perigoso falar sobre isso, então Beatrice terá que manter segredo, pior que isso terá que tomar uma decisão bem difícil.

O que acontecerá com ela? Descobrirão que ela é Divergente? Qual facção ela escolherá, ficará na Abnegação, se transferirá para a Audácia ou Erudição? Escolherá sua família  ou trairá ela? Leiam para saber!

Nem sei o que falar desse livro, palavras não descrevem o tanto que esse livro é incrível, uma aventura imensa, nele tem mistério, romance, aventuras, ação, ficção e foi muito bem elaborado, Veronica Roth teve que estudar muito pra elaborar um livro tão complexo que pudesse ser compreendido pelo público juvenil, a história lembra um pouco Jogos Vorazes pela sinopse mas qual quer semelhança é mera coincidência, as histórias seguem rumos parecidas mas as protagonistas e os sistemas de governos são diferentes, ambas criticam a sociedade e o governo. 

E o melhor, enquanto esperamos pelo lançamento do último livro Convergente (é uma trilogia) podemos contar com o filme que lançará dia 12 de Abril. Confira o trailer oficial legendado:


O que acharam da resenha? Vão ler o livro? Já leram? Comentem!

Beijos!

Nenhum comentário

Postar um comentário