Tudo sobre INTERCÂMBIO!

Olá meninas, bom, faz um bom tempo que não posto, mas agora como estou a semana inteira sem aula, vou aproveitar e fazer vários posts legais para vocês. Então, o assunto de hoje será sobre intercâmbio, pois é um assunto que eu me interesso bastante e acho que pelo menos algumas de vocês também. Bom, eu irei falar tudo que eu sei sobre intercâmbio, irei dizer se vale ou não a pena, se eu tenho vontade, dicas de países, etc. Então esse post irá ficar um pouquinho grande.



Meninas, para começar, vou primeiramente falar do TIPOS DE INTERCÂMBIO.
Quais são eles:

  1. CURSO DE IDIOMAS: Idiomas como o inglês, o espanhol, o francês, o italiano, o alemão, o árabe e o mandarim são opções de cursos que são intensivos ou semi-intensivos, em vários níveis de conhecimento, do básico ao avançado e você pode escolher o país que deseja dentro de uma lista de 25 países.
  2. CURSO PROFISSIONALIZANTE: Destinado para aquelas pessoas que já tem um bom nível do idioma, mas sentem vontade de passar um tempo estudando no exterior.
  3. GRADUAÇÃO, PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA:Consiste na realização de um ano ou mais de estudos nos EUA ou Inglaterra, sendo eles a graduação, a pós-graduação ou ainda uma extensão universitária.
  4. CURSO DE FÉRIAS:Um programa de férias que possibilita o aprendizado de um idioma unido a atividades divertidas, como esportes e passeios pelos EUA. O adolescente tem a possibilidade de conhecer novas pessoas, cultura e idioma e tudo isso de uma forma divertida.
  5. HIGH SCHOOL:Esse é um programa que você vai para o exterior estudar no colegial( Ensino Médio), você faz novas amizades, conhece novas culturas, convive com um família e aperfeiçoa o inglês.
  6. CURSOS PARA EXECUTIVOS: Este programa é direcionado para aqueles profissionais ou estudantes que já atuam em alguma área do mercado de trabalho ou ainda que desejam ampliar as suas oportunidades nesse mercado por meio dos cursos de aperfeiçoamento. 
Agora meninas eu irei falar qual é o período de tempo que vale a pena para fazer seu intercâmbio (que no caso da nossa idade, o intercâmbio ideal seria o HIGH SCHOOL ou o CURSO DE FÉRIAS) 6 MESES , 10 MESES OU 1 ANO?

  • Bom meninas essa é uma das maiores dúvidas dos pré-intercambistas, quanto tempo fazer? Então para começar,EU escolheria 1 ano. Porque? Bom, eu irei dizer para vocês como EU penso. Assim, 6 meses é um período ótimo, você aprende o inglês, faz amizades, vive da cultura do outro país, mas lá pros 4/5 meses, você vai estar em uma fase de adaptamento, e é nessa fase que seu intercâmbio vai ficar realmente bom, e quando chegar, é o momento que seu intercâmbio está no fim. Por isso prefiro o período de 1 ano. E porque não 10 meses (é o período de dois semestres de aula), gente, a diferença de preço é muito pequena, então, o que custa ficar lá por mais dois meses? Então, por isso que eu acho que o período de 1 ano é melhor.

  1. Bom meninas, o HIGH SCHOOL é um dos programas mais requisitados, e como eu disse o básico dele nos TIPOS DE INTERCAMBIO. Agora eu irei especificar um pouco mais e dizer como funciona para vocês.
Funciona assim, você precisa ter entre 15 e 18 anos e meio, você pode escolher o período que deseja estudar no exterior, como eu disse acima, e você pode escolher o país de que deseja, você também pode escolher a cidade específica,e também pagar uma família,mas isso só acontece se você pagar uma taxa . Se você optar por não escolher uma cidade específica, você irá estudar em uma escola pública( tão boa quanto escola particular), sua família que irá te escolher, olhando os pontos em comuns e tals. Mas vocês devem estar se perguntando, como assim a família te escolher pelos pontos em comum? Bom, irei explicar, funciona assim, você tem que preencher uma papelada chama Application, que é onde você preenche tudo sobre você, muitas pessoas dizem que é a parte mais cansativa de todo o processo de pré-intercâmbio, mas porque? Porque meninas é nessa papelada, que vai mostrar quem você é, mas é preciso de fazer cartas, sua mãe precisa fazer uma carta, sua professora de inglês, você precisa tirar vários exames de sangue para provar que não tem nenhum tipo de doença, você precisa mandar álbum de fotos, etc. Mas antes de fazer o Application, tem mais uma coisa muito importante chama Slep Test, que é uma prova que vai testar o seu nível do inglês, onde é necessário ter um nível intermediário, muitas pessoas dizem que a prova é super fácil, mas tem um porém, ela é gigante e você vai ser vencida pelo cansaço.


  • Qual AGÊNCIA escolher?
Bom, isso vai de cada um. Mas primeiramente você precisa pesquisar, pergunte amigos que já fizeram e tiveram suas experiências, olhem no YouTube, onde tem vários intercambistas que dão dicas e tiveram suas experiências. Mas para dar uma ajudinha básica para vocês vou colocar alguns links de algumas agências que ouço falar muito bem.

Connection Line
-World Study
-STB


  • Eu tenho VONTADE de fazer um intercâmbio?
SIM! Eu sempre quis fazer intercâmbio, e eu vejo vídeos todos os dias sobre intercâmbio, já falei com os meus pais, eles não me proibiram, mas não querem que eu faça, porque pai e mãe, querem seu filho com eles para sempre, mas eu vou começar olhar ano que vem, pois quero fazer HIGH SCHOOL, nos EUA e por um período de 1 ano, eu já vou começar olhar ano que vem por mais que eu pretendo fazer em 2015, são muitas coisas para resolver. 

Bom meninas, eu espero que vocês tenham gostado, e aos poucos eu irei falando mais coisas e mais dicas.
Um super beijo e até a próxima!!

Nenhum comentário

Postar um comentário