Extraordinário por R.J. Palacio

Extraordinário é um livro que foi lançado em 2013 e publicado pela editora Intrínseca. Ler esse livro foi mais uma experiência positiva na minha vida, assim como vários outros, só que este livro é diferente de qual quer um que eu já tenha lido. O livro, como o próprio nome já diz é Extraordinário. Confira a sinopse:

August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso, ele nunca havia frequentado uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.

Nota pessoal: ☻☻☻☻☻ (5)
Número de Páginas: 318
Editora: Intrínseca 
Que leitura magnífica! Super agradável, além de ser uma gracinha de livro.

August ou/e Auggie, é um garoto de 10 anos comum, quer dizer, comum por dentro, porque ele tem uma "síndrome genética cuja sequela é uma deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas". Por causa dessa deformidade facial, Auggie sempre estudou em casa com sua mãe.  Tudo está prestes a mudar quando sua mãe sugere que ele estude em uma escola normal, diz que o convívio com outras crianças iria ajudá-lo de várias formas, ele não gostou nada da ideia, sabia que as crianças podiam ser más mesmo não sabendo que são, seu pai no início também não tinha gostado muito da história mas a mãe de August o convencera de que seria o melhor pra ele. Finalmente August aceita ir estudar em uma escola, com a condição de que pudesse sair dela na hora que quisesse.

O livro Extraordinário tem como principal lição de moral, que devemos ser gentis sempre, até mais que o necessário, porém, essa lição não é bem o foco do livro, ela é deixada aos poucos, de forma leve e difundida. O legal desse livro é que ele tem vários narradores, diferentes pessoas que convivem com o August também narram o livro e contam seu ponto de vista da história, assim podemos saber a reação e o sentimento de cada um e o por que de certas atitudes. 

Um livro que comprei imaginando que ia chorar horrores, que teria um final triste, me surpreendeu totalmente, tem uma bela história de superação. Recomendo a todas as pessoas que leiam esse livro.


Os preceitos do Sr. Browne:
Setembro.
Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil.
_Dr. Wayne W. Dyer.

Nenhum comentário

Postar um comentário